quarta-feira, abril 18, 2007

ESTRUTURA BÁSICA DE UM PROGRAMA ESCRITO EM LINGUAGEM C

Na definição de sua forma, a linguagem C possui padrões que regem a preparação de um programa. É case-sensitive, sendo totalmente diferentes, por exemplo, "main", "Main" e "MAIN". Como padrão é utilizado apenas letras minúsculas, seja para nomes de variáveis, funções e comandos, sendo utilizadas letras maiúsculas somente para a formação dos nomes de constantes simbólicas definidas para serem manipuladas pelo pré-processador.
O aspecto de C é modular e funcional, onde o programa principal é a função, permitindo o emprego de formas estruturadas e modulares.

Delimitadores

Comentários

Os delimitadores /* e */ são para serem colocados comentários. Ou seja, tudo que estiver entre eles não será incluído ao código do programa, sendo só uma ajuda para o programador. Exemplo:

/* Programa para calcular vetores */

Iniciando

Todo programa escrito em C inicia com o comando main. Este acessa todas as funcionalidades (direta ou indiretamente) da linguagem C. Um exemplo de estrutura na linguagem C será apresentada abaixo:




main()
{
/* corpo da função principal, com declarações de suas variáveis, seus comandos e funções */
}

func()

{
/*Corpo da função func(), com suas declarações de variáveis, comandos e funções */
}

PS: Os campos em verde são opcionais, naõ sendo necessários para o perfeito
funcionamento do programa. No caso o comando func() pode ser opcional
ou não, mas não necessita dos demais elementos em verde.

Como podemos perceber no exemplo acima todos comandos terminam com (). Estes parênteses podem inclementar funcionalidades ao programa em si.
Como podem perceber estou começando e não sei muita coisa ainda, mas conforme for aprendendo e tendo disponibilidade de tempo estarei postando aqui mais sobre este assunto.

Marcadores: