quarta-feira, janeiro 17, 2007

ESPECULANDO 2007

Estava olhando as notícias da semana e observei algumas mudanças na área de TI muito interessantes.

A primeira mudança foi a respeito do projeto Classmate da HP, onde fará um laptop para concorrer com o OLPC. Este projeto da HP inicialmente iria ser vendido com o Windows XP, mas agora tiveram mudanças do projeto e colocarão a distribuição Linux chamada Mandriva. De fato uma mudança radical, possibilitando um resultado ainda melhor deste produto. Particularmente é um produto que pretendo comprar quando for lançado no mercado.

A outra mudança diz respeito ao novo insentivo do governo para produção de notebooks. O fato é vigiar para não acontecer o mesmo desastre com relação ao projeto computador para todos. Apesar deste porém, o único já sendo produzido desta categoria, um Positivo, foi elogiado por compradores. Um grande passo a ponto de promover em muito o Linux. Se os clientes ficam satisfeitos com este sistema operacional, então não terão a necessidade de posteriormente removê-lo. Com isso a espectativa é a correção do acontecimento com o projeto de computadores pessoais.

O governo não ficou atrás, está investindo e colocando em várias escolas do país computadores novos e todos com Linux. Um grande passo, ensinando as crianças com este novo sistema, o qual está se expandindo a níveis altíssimos.

A tendência, a qual muitos estão relatando é sobre o OpenSolaris entrar dentro da GPL. Apesar de ter este conteúdo em inúmeros lugares na net a Sun Microsystem nega esta informação, alegando permanecer na atual patente CDDL. Como o Java está sendo transferido para a GPL, a possibilidade do Solaris entrar é grande, apesar de ser uma informação não oficial. Além disso existe todo um preparo e análise por parte de uma empresa para uma mudança grande como esta.

Existem outros inúmeros acontecimentos e quem começa a ganhar com tudo isso são as pessoas em si, afinal vai barateando a tecnologia. Ao menos desta vez a tecnologia poderia ser de acordo com nas necessidades do povo e não de alguns poucos detentores de poder.