segunda-feira, janeiro 01, 2007

GENTOO: A PRIMEIRA IMPRESSÃO

Comecei a realizar alguns testes com o Gentoo e posso considerar algumas impressões iniciais.

Ao instalar pelo liveCD encontrei detalhes que ainda não vi no Linux e de certa forma é proveitoso, pois assim precisarei estudar mais sobre como funciona alguns arquivos de configuração.

Depois de instalado observei a respeito do Portage e me impressionou a quantidade de recursos por ele possuída. Existe um controle muito completo e preciso. O problema para os iniciantes é configurar corretamente, pois exige um conhecimento antecipado de Linux e seus pacotes. Apesar deste ponto, após terminar os "USE" as buscas na árvore do Portage fica limitada apenas aos pacotes desejados, nunca procurando pacotes indesejosos. Neste aspecto senti uma qualidade impressionante.

Claro, nem tudo foram flores. Após feita esta instalação inicial entrei com meu usuário normalmente, após fui, se sair do meu usuário, entrar na conta de root com o comando su e a resposta foi negativa. Existem certas mudanças para não aceitar a entrada. No caso para se entrar é necessário fazer logout e daí sim entrar como root. Este bloqueio é interessante para alguns usuários, no entanto para eu que sempre uso meu usuário e mexo bastante no terminal como root pode significar uma falha tremenda de segurança. Logicamente pode ser configurado posteriormente, mas não é desejoso ao meu ver limitar desta maneira.

A rapidez foi realmente interessante, como também a precisão e qualidade. Sem sombra de dúvidas o Gentoo tem muito potencial e estarei ainda testando-o de forma mais detalhista, expressando aqui minha opinião sobre. O próximo passo que irei fazer é instalá-lo através do estágio 1, ou seja, o mais demorado para avaliar melhor. Depois desta instalação, configuração e testes expressarei uma opinião mais detalhada. Inclusive pretendo escrever exatamente os passos por mim seguidos para seu sucesso.